4 de maio de 2012

Desabafo não é Murmuração


Em 1 Coríntios 10:10 está escrito: “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”. Mas, o que significa murmurar? Será que toda demonstração de insatisfação é uma murmuração? É sobre isto que trataremos abaixo.
Em Filipenses 4:6 está escrito: “… Em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graça”. Este versículo demonstra que devemos colocar todos os nossos desejos, anseios, objetivos e planos aos pés do Senhor, através de nossas orações. E por que esta passagem bíblica diz “Em tudo”? Resposta: Porque Deus está interessado em tudo o que diz respeito a cada um de nós. Deus quer trabalhar em todos os setores de nossas vidas, sem exceção.
Quando oramos a Deus, nós estamos reconhecendo as nossas limitações e declarando que necessitamos Dele e quem sem Ele nós não somos coisa alguma. Por este motivo, devemos colocar diante de Deus tudo o que nos entristece, tudo o que nos aflige, pois, Deus também está interessado em conhecer, através de nossas orações, as nossas angústias e inquietações. Deus nos ama por completo. E demonstrar insatisfação no que diz respeito a algum setor de nossas vidas é murmuração? É claro que não. Quando não estivermos felizes com algo que esteja acontecendo ou até mesmo faltando em nossas vidas, Deus estará pronto para ouvir as nossas petições e súplicas. Lembrem-se de que não somos apenas amigos de Deus, mas filhos Dele. E Deus, como nosso Pai, quer que sejamos felizes e pessoalmente realizados. APRESENTAR A DEUS AS NOSSAS TRISTEZAS E INSATISFAÇÕES NÃO É MURMURAÇÃO, MAS COMUNHÃO. PELO FATO DE TERMOS COMUNHÃO COM DEUS, PODEMOS ABRIR OS NOSSOS CORAÇÕES E DIZER A ELE TUDO O QUE NOS TRAZ TRISTEZA E INSATISFAÇÃO. É COMO EU DISSE ANTERIORMENTE: DEUS NOS AMA POR COMPLETO.
Infelizmente, dentro das igrejas, existem muitos irmãos “metidos a espirituais”, que dizem o seguinte: devemos somente agradecer a Deus e nunca dizer a Ele que estamos insatisfeitos com relação a alguma área de nossas vidas. Segundo eles, isto seria murmuração. Que absurdo. Deus está interessado em tudo o que diz respeito a nós, inclusive, naquilo que nos angustia e nos entristece. Deus sabe que somos pó e que somos limitados e que necessitamos Dele para tudo, e quem sem Ele não somos coisa alguma. O que não podemos é dizermos a Deus que está tudo bem, enquanto há algo que nos aflige e nos entristece em nossos corações. Isto seria mentira e falsidade, e o nosso relacionamento com Deus deve estar pautado na verdade e na sinceridade. Não adianta dizermos a Deus que estamos felizes, se estivermos tristes e aflitos. Precisamos é colocar diante Dele aquilo que nos aflige e Ele, com o seu grande poder, trará alívio para nossos corações.
Para finalizar, eu gostaria de dizer o seguinte: insatisfação não é murmuração. Murmurar é atribuir a Deus a responsabilidade de nossos problemas e questionar a capacidade Dele em resolver as coisas. Logo, colocar diante Dele as nossas tristezas e insatisfações não é atitude de murmuração, mas de confiança Nele. Se falamos a Ele tudo o que nos aflige, é porque sabemos que Ele é poderoso o suficiente para resolver todos os nossos problemas. Espero que tenham gostado desta reflexão e até a próxima oportunidade, se Deus assim quiser.

Um comentário: