8 de outubro de 2012

História Escrita Pelo Dedo de DEUS!



Encontramo-nos tão presos as nossas vontades que muitas vezes esquecemo-nos de perguntar a DEUS o que Ele sonhou ao nosso respeito. Qual a Sua vontade para nossas vidas?
A nossa juventude têm deixado de praticar a Palavra e principalmente quando se diz: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33,a). Está escrito: “Jovens, eu lhes escrevi porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno” (1 João 2:14,b). Esse é o tempo em que devemos mostrar ao mundo o motivo que fomos chamados, para sermos radicais com o pecado, vivendo uma vida santa diante do Senhor e dos homens, dando frequentemente testemunho de uma genuína vida cristã.
Tudo implica em tempo, obediência e renúncia. Vivemos na geração “fast-food”, onde tudo é para agora, as pessoas não se submetem mais ao tempo de Deus (“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”, é o que está escrito em Eclesiastes 3:1), desobedecem por não renunciarem e deixam de viver a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Romanos 12:2,b).
Entretanto, creio que o Senhor está levantando jovens, dispostos a viver aquilo que Ele sempre sonhou. Se submeta hoje a viver a história que Deus escreveu exclusivamente para você.

28 de setembro de 2012

Nisso Pensai (Filipenses 4:8)

 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8)



A paz do Senhor hermanos, muitas vezes quando entro em alguma discussão, as pessoas tendem a usar esse versículo como se refutasse o meu senso crítico, minhas opiniões confrontadoras, meu jeito protestante, as pessoas detestam quando um Cristão crítica algo no meio evangélico, afirmam que mexer com pastor dá azar, usam Filipenses 4:8 pra me refutar mas mal sabiam eles que estavam apenas refutando a si mesmos, ora, vamos analisar o versículo para que todos compreendam melhor.

"TUDO O QUE É VERDADEIRO" Todos sabem que Jesus é a VERDADE, o caminho e a vida, Jesus sendo a VERDADE e a VERDADE sendo o VERBO ou seja, a PALAVRA, então entendemos que a PALAVRA de DEUS é a VERDADE, e VERDADE ABSOLUTA, se temos que ter em nossas mentes algo, se temos que pensar em algo que seja VERDADEIRO como a PALAVRA DE DEUS, isto não quer dizer que fale da bíblia o dia inteiro, isso quer dizer que você conheça e pratique as VERDADES BÍBLICAS, mas a VERDADE não se dá com a MENTIRA, a PALAVRA DE DEUS não tem amizade com as HERESIAS, então continuemos.


"TUDO O QUE É HONESTO, TUDO O QUE É JUSTO" Essa palavra HONESTO é o mesmo que JUSTO, INCORRUPTÍVEL, todos nós sabemos que as pessoas são falhas, as pessoas erram, nós erramos tambem, somos corruptíveis, mas então o que seria HONESTO para que a gente pudesse pensar? A PALAVRA DE DEUS é INCORRUPTÍVEL, a PALAVRA DE DEUS é INFALÍVEL, não é a toa que ela é chamada de RETA JUSTIÇA pois a justiça do homem falha, mas a JUSTIÇA DE DEUS é completamente e inteiramente JUSTA, lembrando que JESUS é nosso ADVOGADO, sim Ele é Fiel mas Ele é muito mais JUSTO, ou seja, não dá pra suborna-lo pois Ele age conforme a RETA JUSTIÇA já escrita na PALAVRA DE DEUS, se devemos pensar em algo JUSTO, algo HONESTO que seja na PALAVRA DE DEUS que é INCORRUPTÍVEL, na qual nós nunca ficaremos  confundidos e nem enganados se realmente ouvirmos atentamente a PALAVRA DE DEUS.


"TUDO O QUE É PURO" Pureza, quando se lê essa palavra a primeira coisa que se pensa é em sexo, pureza se tornou sinônimo para virgindade, mas pureza abrange mais do que se manter virgem, a PALAVRA DE DEUS nos exorta a sermos PUROS DE CORAÇÃO pois o nosso DEUS é PURO, ser PURO DE CORAÇÃO ter o CORAÇÃO dirigido pela PALAVRA DE DEUS, sabe quando alguém dá aquele conselho clichê: "Ah Segue o teu coração" pois é, o CORAÇÃO É ENGANOSO, mas se o nosso CORAÇÃO for Guiado/Dirigido pela PALAVRA DE DEUS não correremos o risco de agir por emoção, quando guardamos a PALAVRA DE DEUS em nosso CORAÇÃO, ela por ser PURA acaba PURIFICANDO o nosso CORAÇÃO, de alguma forma uma enorme REVERÊNCIA E TEMOR a Deus cresce e aí fica difícil agir por emoção, viu como PUREZA abrange mais do que SER VIRGEM, PUREZA é agir certo, andar certo, falhar? sim, somos falhos mas saber o que fazer e fazer pois a PALAVRA DE DEUS VERDADEIRAMENTE está guiando nossos passos.


"TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA" E Mais uma vez lembramos que O VERBO (JESUS) é DEUS e DEUS É AMOR, sabemos tambem que a PALAVRA DE DEUS nos exorta a ESPALHAR AMOR, o Cristão que não o faz isso, como pode se considerar Cristão? Sério, Amor é o Dom mais que excelente que Deus nos Deus, derramou sobre nossas vidas quando o aceitamos como nosso Senhor, Salvador e Rei, Amor é a mensagem da bíblia, Deus criou o homem, o homem abandonou a Deus, Deus resgatou o homem e ofereceu salvação até para quem não o conhecia. Tudo isso é o Amor perdoador e Justo de Deus.
Parando e refletindo um pouco, não sei como nunca percebi isso, a bíblia é linda, as palavras são maravilhosas, Jesus quebrou paradigmas, revolucionou nossas mentes, viveu como Judeu mas sempre foi Deus, a mensagem do evangelho não é GUERRA ENTRE RELIGIÕES, Jesus não veio estabelecer uma RELIGIÃO, Jesus veio ensinar o que é RELIGIÃO para os RELIGIOSOS da época, o evangelho não nos ensina a sermos preconceituosos ou racistas, o evangelho nos ensina a lutar por JUSTIÇA, a protestar contra as MENTIRAS e HERESIAS, a espalhar o AMOR, o PERDÃO, agora responda, tem algo mais amável e de boa fama para pensar que isso?



"SE HÁ ALGUMA VIRTUDE, E SE HÁ ALGUM LOUVOR, NISSO PENSAI" Virtude para quem não sabe não tem a ver com religião tambem, é o fato da pessoa viver fazendo coisas boas mas não porque ela acha que suas obras boas vão salva-la, mas porque ela tem virtude, ela é virtuosa, Aristotoles dizia que "é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito" O Evangelho nos ensina a sermos virtuosos, a pensarmos na felicidade alheia primeiro do que a nossa mesma, isso implica em renunciar muito de mim para que alguém que eu não conheça seja feliz, a PALAVRA DE DEUS é rica em virtude e quando a guardamos no coração e a praticamos adquirimos essa virtude, o mais legal de tudo é que o evangelho não cobra e não nos ensina a cobrar pelas obras boas, pelo bem feito as pessoas, a maior recompensa de um Cristão é saber que a pessoa que ele ajudou está no caminho de Cristo, sabe, um "obrigado" é bom mas melhor ainda seria ver essa pessoa salva e remida por agora conhecer a VERDADE, por isso a importância de pregar o evangelho com as atitudes, ou seja, o evangelho não é só leitura mas prática tambem.
O Louvor é bem gostoso de refletir, já mostrei a diferença de MUSICA GOSPEL e LOUVOR A DEUS, LOUVOR é ELOGIAR, ENGRANDECER, GLORIFICAR, quando LOUVAMOS a DEUS estamos  mostrando as pessoas o lugar que Ele ocupa em nossas vidas e geral tambem, Deus é Amor, Deus é Justo, Deus é lindo, Deus é maravilhoso, coisas assim podem ser tidas como LOUVOR, mas quando alguém vem e diz: "Deus não sabe o futuro" é praticamente uma ofensa a bíblia, nós como Cristãos e conhecedores da PALAVRA DE DEUS temos o DEVER de refutar usando versículos que mostram que Deus é ATEMPORAL, que mostram a SOBERANIA de Deus, refutar para que DEUS SEJA LOUVADO, já pensou que cada vez que alguém diz: "Jesus está morto" é como se estivesse ofendendo a bíblia porque ela diz que Jesus Ressuscitou, nós Cristãos LOUVAMOS A DEUS e nada melhor do que LOUVAR A DEUS refutando FALSOS ENSINAMENTOS, porque se queremos viver e pregar a VERDADE devemos pregar contra as MENTIRAS.



Por Felipe Henrique

4 de setembro de 2012

Por que ler a Bíblia?


   "A Bíblia é um livro sensacional. Está cheia de respostas, conselhos e sabedoria. Está cheia de cheia de guerras, desonestidade, desastres naturais e brigas familiares. Ele diz a você como viver e ser bem-sucedido e diz a você o que deve procurar. É a peça literária mais rica jamais escrita.
    Mas, acima de tudo isso, a Bíblia é a Palavra de Deus. É a carta de amor que Deus escreveu pessoalmente para você. Deus tem algumas coisas para dizer, e elas estão todas reunidas nesse livro extraordinário. Um dia, quando Jesus estava na terra, ele orou e disse: 'Que eles (os seguidores de Jesus) sejam teus por meio da verdade; a tua verdade é a verdade' (Jo 17.17). Você é um seguidor de Jesus? Então, essa oração é para você. Jesus diz que a Palavra de Deus é a verdade. E o que a verdade faz por você? Ela liberta você (veja Jo 8.32). A Bíblia tem o poder de dar a você a liberdade de qualquer coisa que esteja entristecendo você - família, escola, depressão, confusão, culpa, tensão, frustação, falta de direção, apatia, autoimagem ruim, solidão, tédio. Chame do que quiser. A verdade da Palavra de Deus pode libertar você.
    A Bíblia é como muitas outras coisas. Você não consegue sentir o que ela é só porque ela está perto de você. Você tem de pegá-la e lê-la. Você tem de gastar o seu tempo com ela. Você precisa colocá-la em sua mente e em seu coração. De todas as coisas que você pode fazer na sua vida, a melhor de todas é levar a Palavra de Deus a sério. Não há nada mais que possa libertar você."


(Bíblia Sagrada - Edição com notas para jovens. São Paulo - SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009. p. 1506)

LUCAS M.

Sobre o evangelismo


“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amem!
  MATEUS 28.19,20

  
    Vamos falar de algo que todas as igrejas fazem que é a evangelização; é muito bom ver pessoas que goste de ir atrás de almas para Cristo, mas como o diabo é astuto, busca de tudo para que a Palavra de Deus não esteja ao alcance das almas, mas em nome de Jesus, não impedirá que atrapalhe os objetivos de Deus. Vamos falar mais disso e vejamos como é bom buscar almas.
    As igrejas crescem de almas, pode ser várias causas esse crescimento, mas o evangelismo é uma dessas causas, é muito bom entregar panfletos falando “Jesus te ama!”, “Deus pode mudar a sua vida!”, entre outras. Amei ver um evangelismo que a Assembleia de Deus fez no Rock in Rio, eu amei ver essas atitudes para falar para as pessoas o que Cristo quer falar na vida dela(e). Muitas almas ainda está precisando de ajuda, querendo ouvir Jesus falar com ela(e), mas vão chegar as pessoas enviadas por Cristo para falar para a vida dessa pessoa (Aleluia). Então Filhos e Filhas de Deus, aceite o chamado de Deus para buscar almas!
    Sabe, é sempre ótimo falar para as pessoas que Jesus te ama e ouvir o que a pessoa quer falar para a pessoa que está evangelizando o que passa, por que abandonou a igreja, por aí vai. Sair com um sorriso no rosto depois de evangelizar é sempre bom, mas continuar evangelizando é melhor ainda. Um dos bons elementos para um evangelismo abençoado é a oração, você tem orado?
    Fiquei triste um dia, quando estava andando na rua e vi uma multidão de pessoas de uma igreja evangélica, que em vez de ter em cartazes alguma frase cristã, ou “Jesus te ama!”, era de um candidato a vereador, muitas almas podiam estar sendo salvas naquele momento se evangelizasse para as pessoas ao redor (Em breve um texto sobre os políticos cristãos). E você, Filho de Deus, ao invés de postar bobagens, ver televisão, por que não pega sua Bíblia e busque almas para Cristo? Não seria bom isso para Cristo, sabendo que é uma ordenança dEle? Nesse ano de 2012, vai ter almas aceitando Jesus nesse Brasil e em vários lugares do mundo!
    Então, gostaram de ler, enfim, busque almas para Cristo é muito bom entregar panfletos, muito bom também falar com ele que Jesus ama a vida dele, orar também, espero que possa aprender muito nesse texto e compartilhar para o povo de Deus; evangelizem já! Que Deus abençoe!

LUCAS M.

31 de agosto de 2012

MÍDIA E EVANGÉLICOS - UMA COMBINAÇÃO NADA EDIFICANTE!


    Quem já assistiu a Avenida Brasil sabe o que rolou meses atrás, uma personagem “crente” tirou a roupa para dizer que Deus purificou a vida dela, nisso o cara depois de ver isso beijou ela! Uma pergunta que quero fazer para que você pense depois de ler esse texto: Por que um veículo de massa tão eficiente pode tratar os evangélicos dessa maneira, enquanto os católicos, espíritas e outros não?
    Você vê a mídia em todo lugar, na internet, nos jornais, na televisão e no rádio. Ora, você vê os programas evangélicos ambos os lugares aí citados, mas você vê também as novelas, programas, reality shows, futebol, mas te pergunto: O que os evangélicos têm a ver com essas programações? Futebol cada um assiste, até eu vejo, tem jogadores cristãos, mas será que em novelas, reality shows tem a ver com os evangélicos? Eu nunca vi em algum reality show, alguém que abrisse a Bíblia pra todo mundo ante a TV Brasileira, eu nunca vi também um programa famoso que falasse bem dos Evangélicos ou que falasse dos evangélicos, nunca vi também uma novela que dá ibope se abrisse a boca pra falar bem dos evangélicos ou de Deus! Já viu?
    O diabo ele é astuto, quer destruir as nossas famílias, tapas, sexo, violência, dão muito ibope, como vocês sabem; por que querem que vejamos isso? Simples, para te afastar dos caminhos do Senhor e seguir as vontades da carne. Essa mídia pode elogiar os evangélicos, pode sim, mas não dura isso. Acha que depois do evento Festival Promessas, a Globo elogiou os evangélicos em suas novelas, em seus programas e em seus realities shows? Têm evangélicos que cantaram na Globo, a Ludmila Ferber, Diante do Trono e por aí vai. Será que a Globo quer evangélicos para aumentar a audiência? Pense nisso.
    Tinha ouvido em um programa que apoiava o casamento (ou união estável) de duas pessoas do mesmo sexo, vergonhoso isso! A batalha para impedir a PL 122/2006 está a todo vapor! Vale a pena ver um programa que não fale algo de Deus só pra ganhar audiência?
    Não te proíbo de assistir novelas, programas e realities shows, de modo algum, mas pense comigo, tome cuidado ao assistir algo, não siga o que o programa segue. Sugiro que leia o Salmo 1 para poder sacar a jogada que mando a você nesse texto. Tire esse tempo que vê a algo e ore a Deus, é bom fazer algo bom para o seu Deus, não é? Se possível salve as almas que estão indo rumo ao inferno e ajude a guiar nos caminhos de Deus. Ao invés de ficar uma hora pendurado na televisão, você pode buscar uma alma, ou estar com Deus. É isso que Deus sente saudades de nós, cristãos, que podemos usar um tempo para o Deus. Tire um tempo com seu Deus.
    Nessa semana, pense um pouco nesse texto, compartilhe, comente, entenda o que Deus quer dizer pra você. Não pare de lutar pelos seus objetivos, não se esqueça de agradecer a Deus pelo que tens feito! É bom se divertir um pouco, saber algo novo, mas jamais perder o foco, que é o céu. Nunca coloque coisa importante na frente de Deus. Veja novela, programas e realities shows com cautela e não siga o que pedem pra seguir. Leia a Bíblia e fique afiado nela! Que Deus te abençoe!

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." 1 Co 6.12

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
1 Coríntios 6:12
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
1 Coríntios 6:12



LUCAS M.

18 de agosto de 2012

Há um maior conosco



''Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. " 2 Cr 32.7

"Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou. " 2 Cr 32.21,22

    Nesses dois versículos que foram apresentados, vemos que o reino de Ezequias estava indo muito bem do começo até a invasão do rei Senaqueribe (2 Rs 18 e 2 Cr 29-31), mas apareceu o rei da Assíria e invadiu Judá. Acha que o rei Ezequias ficou com medo disso? De modo nenhum, confira o que ele fez nos versos 2 até 8 do capítulo 32 de 2 Crônicas. O rei Senaqueribe insultou ao Deus de Judá e colocou medo nas pessoas que estava nos muros de Jerusalém, confira 2 Cr 32.9-18. Mesmo com insultos a Deus e ao rei Ezequias, o rei Ezequias orou junto com Isaías ao Senhor. O resultado foi mais de 100 mil soldados do exército assírio morreram pelo anjo do Senhor. Vamos falar sobre o trecho grifado logo no começo do texto.

     Parece que tudo é difícil em nossa vida, o mar está logo à frente, tem gigantes ao nosso redor, o passado está começando a te assustar, enfim, mas nós temos um Deus! Os israelitas tiveram fome e sede no deserto, mas eles tiveram um Deus, o gigante Golias tinha insultado ao Davi, mas Davi tinha um Deus. Acha que Deus se esqueceu de você, irmão e irmã? De jeito nenhum, Ele está do seu lado em qualquer situação.
     Por que ter medo dos gigantes (leia do meu texto "Vença os gigantes da sua vida")? Pensa que não tem mais jeito, comece a mudar, pois para Deus, TEM JEITO! Agora é só adorar ao Senhor. Se te ameaçarem, se passar dificuldades, clame de joelho, pois a oração do justo tem poder. Assim é que Deus atuará no impossível em sua vida. Jejue também, fique sem alimentar durante um tempo, Deus se alegra por isso.
     O exército de Gideão venceu dos midianitas, é algo normal, mas foram 300 pessoas que venceram 300 mil midianitas. Pois é, está na Bíblia, os midianistas foram entregues para Deus no exército de Gideão (Jz 7). Foram eles? Foi Deus, ele entregou os midianitas nas mãos do exército de Gideão. Mesmo numa quantidade bem menor, eles venceram, por quê? Porque tem um Todo-Poderoso que enviou seu Filho amado, para morrer na cruz do calvário e que foi o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó. Ele é Deus e nada mais, é esse Deus que vai te ajudar em momentos difíceis em sua vida. Agradeça a Ele por sempre estar em sua vida.
     Assim que é um(a) Filho(a) de Deus que não precisa temer nada, pois tem um Deus na vida dessa pessoa, louve a Deus por tudo que Ele tens feito e por tudo que irá fazer. Tudo é possível ao que crê irmãos e irmãs. Não tenha medo do impossível, pois há um maior contigo e que vai transformar esse "impossível" ai, em "possível". Que Deus abençoe todos vocês!

"(...) sempre existe uma saída, Deus não se esqueceu de você" Com. das Nações
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Filipenses 4.13

LUCAS M.
  

Sobre o ficar

SOBRE O FICAR




Deus está capacitando você,
para ter a sua futura amada,
mas o que adianta você querer esperar,
mas quer a outra pessoa querendo ficar?

Esse mar chamado mundo,
trouxe a onda do ficar,
para os adolescentes de hoje não é namorar
pensam em ficar.

Pensa em seu futuro nesse momento,
Deus prepara o seu casamento:
A princesa, Deus está providenciando,
O príncipe, Deus está preparando.
Vai atuar como um crente convertido
ou vai "ficar", seu convencido?

Sabe o que acontece quando você "fica"
além de acontecer coisas terríveis em sua vida,
quando o Salvador voltar, você vai ficar.
Então, você vai ficar ou vai esperar?

Filho e Filhas de Deus, 
Fique firme com Jesus,
a promessa vem aí,
Aguarde no tempo de Deus,
não irá se arrepender nessa escolha.
Encerro te perguntando:
Então, você vai ficar ou vai esperar?

"Não tenha pressa, quem ama espera." Banda DOPA
"Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor." Salmos 27.14

LUCAS M.

29 de julho de 2012

TEM QUE TER SEDE!!


Salmos 42:1 ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
42:2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

Zacarias 11:8 E destruí os três pastores num mês; porque a minha alma se impacientou deles, e também a alma deles se enfastiou de mim.
Nos versículos acima vemos o contraste entre o salmista,que anela e tem sede pela presença do Deus vivo e de três pastores que se “enfastiou”(falta de apetite) de Deus.Com quem você mais se parece hoje?
Irmãos, a cada dia se levanta muitas circunstancias, para nos afastarem de Deus,mas tem que ter sede do Deus vivo,e não fazer como esse três pastores que vemos em Zacarias,que não tinham fome de Deus e por isso o Senhor se impacientou deles e foram destruídos, por que o senhor vomita(rejeita) todo aquele que é morno(apocalipse 3:16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.) Mas devemos seguir o exemplo de Jeremias que vemos em : Jeremias 15:16 Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.
E comer a palavra de Deus, para estar bem nutridos,fortes e preparados,para enfrentar os dias em que há os levantes do inimigo para nos abater (1 Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;) E como guerreiros do Senhor dos exércitos ficar de pé(2 Coríntios 2:24 Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.) E vencer o mundo(1 João 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.)
Tem que ter sede e :Não ser preguiçoso,
Irmão o inimigo que por o desejo de não lermos a bíblia, e então estaremos desprotegidos e sem espada(Efésios6:17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; ) para podermos o encarar e faze-lo fugir de nós.(Tiago4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. )(Eclesiastes10:18 Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.) Se nós somos uma casa (1 Pedro2:5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.) não deixa enfraquecer e gotejar, irmãos tapa as brechas e edifica-te sobre a rocha.(Mateus7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;7:25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.) E não vai ser nenhum gigante nenhuma tempestade nenhum levante do inimigo que poderá te tirar da posição de um homem ou mulher de Deus.
Tem Que Ter Sede e buscar,se entregar,se derramar diante da presença do Deus vivo

27 de junho de 2012

Como ser invisível

Não costumo repassar mensagens que recebo por e-mail, mas essa vale
muito a pena ser compartilhada:
'Fingi ser gari por 1 mês e vivi como um ser invisível'


O psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da 'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoas

enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou um mês como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo.
Ali,constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'.

Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa. Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição

de sua vida:

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode
significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o
pesquisador.

O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano.

'Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão', diz.

No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinha caneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outra classe, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, alguns se aproximavam para ensinar o serviço.

Um deles foi até o latão de lixo pegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade e serviu o café ali, na latinha suja e grudenta. E como a gente estava num grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro.

Eu nunca apreciei o sabor do café. Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira, tem formiga, tem barata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse:

'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?' E eu bebi.
Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

O que você sentiu na pele, trabalhando como gari?
Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central.

Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo

andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ninguém em absoluto me viu.

Eu tive uma sensação muito ruim. O meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado.

E depois de um mês trabalhando como gari? Isso mudou?
Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.
E quando você volta para casa, para seu mundo real?
Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está
inserido nessa condição psicossocial, não se esquece jamais.
Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa.
Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador.
Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe.

Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo

nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.

*Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!

Respeito: passe adiante!

Vi no blog Ideias no Forno

26 de junho de 2012

O Amor

Quando te perguntarem o que é o AMOR, não fique se enrolando tentado explicar com exemplos, ou dizendo que é um sentimento.. ENTENDA: Amor é ATITUDE.

O Ser Humano não foi feito para dizer EU TE AMO, ele foi feito para AMAR. Se você entende que Deus é amor, entenda que Deus é o verbo e o verbo é AÇÃO.

AME ao seu irmão fazendo acontecer e não somente no coração, pois nunca lhe disseram, desde a antiguidade? Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

AME SEM PALAVRAS
AME COM ATITUDES

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3:18

Ótiima Semana a Todos! <3'

DEUS NOS ABENÇOE!

Vi no blog da Girlzfaith

13 de junho de 2012

Sal sem gosto, lâmpada queimada

Um alerta para toda IGREJA!



"A água da fonte parece brotar
Dos olhos de um povo, intenso chorar
Que segue seu rumo por todo o lugar
Ela vem de longe e não vai parar
Seguindo o seu leito, às águas do mar (ôôô)
Não tendo final

A água da fonte parece mostrar
Os erros de um povo em não aceitar
Alguém que é Senhor, soberano e conduz
O amor e a vida, o sol e a luz
A fonte suprema que venceu a cruz (ôôô)
O Filho de Deus

Vós sois o sal da terra
E a luz deste mundo
Mas se não a gosto
E as trevas te impedem
Como vais alcançar o reino de Deus
Se a correnteza anda para outro lugar
Vem beber da fonte
Das águas do mar (ôôô)
Da palavra de Deus
Não tendo final
Da palavra de Deus"

(Catedral - Fonte)


E o que você tem sido? Um sal sem gosto? Uma lâmpada queimada dominada pelas trevas?

Publicada anteriormente em Destruíndo a Mentira.

12 de maio de 2012

Semana de oração - Cidade

   Agora no blog Jesus Nas Linhar vou publicar essa semana de oração, vamos orar por cada área. Vamos orar nessa semana por algo que não é muito comum entre os cristãos orarem, mas vamos fazer essa oração, vou orar novamente por esse assunto que é a Cidade, nessa semana vamos orar por isso do dia 14/05 até 19/05. Como fazer essa oração? Por exemplo: Fulano mora em Diamantina (MG), então o fulano estará orando por Diamantina, pois Diamantina é uma cidade. É assim que deve ser a oração. Vamos orar juntos, pois uma oração com várias pessoas tem poder. É assim que vamos fazer:

Versículo-chave: ''E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.'' Jeremias 29:7




Segunda: Para que os problemas que enfrentam sejam resolvidos;
Terça: Pelos moradores;
Quarta: Pelos nossos governantes (Prefeito, Vereador, etc);
Quinta: Para que os projetos em prol da cidade deem certo;
Sexta: Para que as conheçam Jesus;
Sábado: Pelas outras cidades.

Agradeço a todos que participarem disso, até a próxima.

Lucas Marques

10 de maio de 2012

Porque amar é uma decisão


Um trabalho pode ser apenas um emprego, um enfado, uma obrigação, um lugar de onde você tira o mínimo pra sobreviver, pra onde você vai todos os dias porque não tem outro jeito, reclamando infeliz da vida.

Mas se você colocar amor, ele se torna sua missão, sua realização, seu prazer, fica cheio de significado e poesia… Um dos seus motivos para acordar.

Um bebê que nasce pode ser apenas um pedaço de carne com olhos e boca que vai sugar sua energia, tomar todo seu tempo, atrapalhar o seu sono, trazer gastos e dívidas e amarrar sua vida por um longo tempo.

Mas se você colocar amor nessa relação, o bebê se torna seu filho, e você vai curtir cada minuto, comemorar cada conquista, sofrer com cada tropeço e experimentar o lago mais profundo que um sentimento pode encher.

Um problema pode ser só um evento ou um fato que você, infelizmente, tem que resolver.

Mas resolva com amor, e você terá uma causa, uma luta, um aprendizado, algo para te desafiar e ensinar.

Uma pessoa com quem você convive pode ser apenas um colega, alguém que está perto, que não atrapalha, mas também não faz falta nenhuma, com quem você trabalha, almoça, pega ônibus, cruza no portão de casa, fica junto apenas por ficar.

Mas dedique algum amor a essa pessoa e ela será um amigo, alguém com quem você pode dividir sua existência, alguém que te ajude a compreender tudo e todos, com quem você pode realmente contar, a quem você pode realmente ajudar, e com quem você poderá se sentir menos só no mundo.

O lugar onde você vive pode ser apenas um chão pra você pisar, uma região de onde você pode retirar tudo que precisa, um espaço para você depositar ou retirar coisas, um lugar como qualquer outro onde você casualmente nasceu e/ou vive.

Mas coloque amor nisso e você terá um lar, uma cidade, um país para defender, e rapidamente aparecerão oportunidades para tornar você alguém mais responsável, mais cidadão, mais transformador da realidade – e portanto, mais consciente e ativo.

Uma pessoa problemática pode ser só alguém que não tem mais jeito, um tropeço, uma encheção, alguém vazio, sem esperança, sem futuro, sem razão de existir, que merece ser jogado de lado, abandonado, deixado para trás.

Mas dê muito amor, invista, acredite, cuide, fique quando todos já foram – e então você verá uma nova pessoa, alguém com um novo horizonte, com uma nova paixão, com um novo motivo, e então a vida pulsará em você também.

Alguém que você conhece pode ser só mais uma boca para beijar, um corpo para usar, alguém para passar o tempo, alguém com quem ficar trocando mentirinhas e truques de sedução… Mais um para colocar na lista de conquistas.

Mas se você colocar amor, essa pessoa pode ser sua companheira, sua alegria, alguém que você deseja com força, alguém para te desafiar e te levar cada vez mais além.

Religião, sem amor, é prisão; com amor, é fé.

Leitura, sem amor, é tarefa; com amor, é alegria.

Música, sem amor, é barulho; com amor, é arte.

Doação, sem amor, é vaidade; com amor, é solidariedade.

Sanções, sem amor, são ordens; com amor, são cuidados.

Reflexões, sem amor, são apenas pensamentos; com amor, são movimento.

Uma palavra, dita com amor, é um carinho.

Uma ação, se tem amor, é um gesto.

Um objeto, se tem amor, é um poema.

Um projeto, quando feito com amor, já é um sucesso.

Uma comida, feita com amor, é um banquete.

Um filme, feito com amor, é um clássico.

Uma viagem, vivida com amor, é uma jornada.

Uma tarefa, realizada com amor, é uma criação.

Uma escolha, quando feita por amor, é o caminho certo.

Uma mudança, quando vem com amor, é progresso.

O amor não acontece. Ele faz acontecer…

Porque o amor não é mágica. É uma decisão.

Autora: Karina Cabral – Blog Mafalda Crescida


Vi no Meu Olhar Feminino

9 de maio de 2012

Sansão: Herói ou Bandido


Sansão, herói ou bandido?
Portela, Simão Dias[1]
RESUMO: Este artigo apresenta a figura de um homem entre um dos mais importantes do mundo bíblico. Sua história é marcada por paixões, lutas e traições. Muitas vezes incompreendido por boa partes dos cristãos e teólogos, Sansão tem sido constantemente demonstrado por estes estudiosos como alguém que estava diuturnamente em pecado. O objetivo deste estudo é dar o devido valor a este grande nome do mundo bíblico, que o autor do livro aos Hebreus narra com um dos que venceu exércitos e agradou a Deus. A fé encontrada em Sansão, chega a ser uma reliquia, em comparação ao mundo atual, onde ela passou a ser uma raridade A Fé esta para Sansão como o riacho está para rio. Fé que venceu não apenas um exército de mil homens, como fez fender uma rocha e sair água viva “Então o Senhor abriu a cavidade que estava em Lei, e dela saiu água” (Juizes 15:19). Renovando suas forças para as próximas lutas.
A fé de Sansão nos faz lembrar a declaração de Jesus. Que “o Filho do homem”, havia de voltar. (Mat. 25:31-33). Todavia, Ele suscitou a seguinte pergunta: “Quando o Filho do Homem voltar encontrará a fé sobre a terra,”. A pergunta de Cristo é crucial, pois a fé, que fez de Sansão um homem que alcançou um bom testemunho perante Deus, será o mesmo que faltará quando da volta de sua volta. Sendo assim, enquanto Sansão esbanjava Fé, Cristo por sua vez mostrara-se preocupado quanto ao futuro. E sua pergunta para os dias atuais poderia ser assim reformulada: – Quando o Filho do Homem voltar encontrará alguém na terra, que tenha a mesma fé que Sansão teve?

Palavras chave: Teologia, Teologia Histórica, Estudos Bíblicos.
APRESENTAÇÃO
Sansão é sem dúvida um dos personagens mais marcantes, para não dizer intrigante da bíblia. É um dos mais conhecidos Juizes de Israel. Julgou Israel por vinte anos. Seus feitos foram espetaculares. Era Nazireu, ou seja, separado para o serviço de Deus. Tinha algo incomum que era sua força extradionária, que segundo as escrituras provinha de Deus. Suas histórias estão escritas na Bíblia no livro dos Juizes do capítulo 13 ao 16. Seus feitos são relembrandos no Novo Testamento (Hebreus 11:32). O autor da carta aos Hebreus o coloca no patamar dos grandes heróis da história bíblica, junto com; Enoque, Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi e Samuel. Segundo a bíblia, Sansão por meio da fé venceu exércitos e praticou a justiça.
O fato é que toda vez que examinamos a história de Sansão somos tendenciosos em não olharmos para Hebreus 13.32. E quando não fazemos isso, somos levados por uma leitura totalmente equivocada. Por uma estrada que não é a mesma que foi percorrida por ele. Sendo assim, o objetivo deste artigo é justamente colocar o heróis Sansão nos mais altos degraus da história, visto ser este o seu lugar.
Contexto Histórico
A bíblia narra em Juizes 13:1, que o povo de Israel havia desviado o seu olhar de Deus, acarretando com isso, a servidão por parte dos filisteus por cerca de 40 anos. Como Deus havia tirado o povo de Israel com sua mão forte da terra do Egito, não havia lógica alguma, este mesmo povo, tornar-se escravo de outra nação. Sendo assim, Deus através do seu grande poder e amor para com o povo de Israel e principalmente por suas promessas feitas no passado aos profetas, resolve levantar um Libertador.
As escrituras relatam em Juizes 13:5 que Sansão não libertaria o povo totalmente, mais iniciaria a libertação “…porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”. Com isso, caberia a Sansão dar início ao grande projeto de Deus, que era novamente resgatar o seu povo do domínio inimigo.
Sansão é introduzido na história

A bíblia narra em Juizes 13:25 que o “Espírito do Senhor começou a impelir de quando em quando para o campo Dã, entre Zorá e Estaol”. Ou seja, a bíblia relata que o Espírito de Deus começou a agir na vida de Sansão, com o propósito de guerrear contra os filesteus para libertação do seu povo. Israel estava acomodado, acostumado com a escravidão. Prova disso está em Juizes 15:11 “Então, três mil homens de Judá desceram até a cova da rocha de Etã e disseram a Sansão: não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós?”. Nota-se claramente através dos textos que Israel estava pacificamente acostumado com o jugo do inimigo, de maneira alguma estavam dispostos a mudarem este quadro. Acontece que Deus não tirou Israel do Egito para tornar-lhe escravos de outra nação. Mesmo que houvesse merecimento de tal estado, não era este o destino que Deus tinha traçado para o seu povo.
Ao relatar que o Espírito do Senhor começou a impelir a escritura esta nos mostrando que Deus estava capacitando Sansão para sua grande obra. Ficando entendido que os feitos de Sansão são obra do Espírito de Deus agindo em sua vida.
Sansão versus os grandes homens da bíblia
Sansão não é diferente dos outros personagens tido como os grandes homens da história bíblica. A sua ação não é diferente dos juizes, reis e profetas. Todos seus atos, eram atos impulsionados e autorizados por Deus. A questão é que muitas vezes ao lermos a sua história, fazemos sob a nossa ótica e esquecemos que a sua vida é produto de um contexto histórico, no qual, o Deus verdadeiro era aquele que vencia a guerra. Em Hebreus11:34 é relatado que os homens de fé puseram em fuga os exércitos dos estranhos. O mesmo fizeram os falisteus quanto ao aprisionamento de Sansão, ao atribuir aquela vitória ao deus Dagon . Juizes 16:23 “Então, os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecerem um grande sacrifício ao seu deus Dagon e para se alegrarem e diziam: nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo”.
Sansão foi Criado para Matar.
Deus não criou Sansão para ser um homem de paz, pelo contrário, Deus o criou para ser uma máquina mortífera. – Ou, você acha que um homem que vence mil homens é o quê? Se Deus quizesse que Sansão fosse um homem de paz, acostumado com aquela submissão, jamais o teria criado com toda aquela força. Mas o leitor pode questionar, porque Deus queria a guerra? Deus queria a guerra para libertar seu povo. Sendo assim, Sansão nasceu para ser o grande braço forte de Deus. Todo os seus atos, do capítulo 14 e 15 de Juizes foram influênciado pelo poder de Deus em sua vida, ou seja, Deus estava com ele.
No capítulo 14, a bíblia narra que Sansão procura uma moça filistéia para se casar. Tal escolha não agradara seus pais. Mas pela leitura do texto, não há demonstração que tal atitude fosse proibida. Como os pais de Sansão eram pessoas simples talvez eles não fossem habituados com a lei. Prova disso foi a precupação que Manoá, pai de Sansão, teve quanto o anuncio especial do nascimento do seu filho -
“Então, Manoá orou instantemente ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine que devemos fazer ao menino que há de nascer”Juiz 13:8. Percebe-se que Manoá e esposa não sabia como teriam que criar seu filho, mesmo que o anjo já houvesse dito anteriormente em Juiz 13: 4-5 “Agora, pois guarda-te de que bebas vinho, ou bebida fortes, nem coma coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”. Estas mesmas palavras são ditas pela segunda vez em Juizes 13:12. Manoá insiste em saber como será o modo de viver e a ocupação do menino. “E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quando lhe tenho ordenado guardará”. Tudo indica que a vida de Sansão tenha sido moldada segundo as palavras do anjo. Isto explica o compartamento de Sansão em Juízes 14. É interessante que seus pais não condenam por tal escolha, mas também não aprova. Mas em nenhum momento eles fazem uso de uma lei que pudesse proibir tal atitude. O autor ao narrar sobre a advertência que os pais fizeram ao filho sobre tal casamento com um moça filistéia, nos leva a afirmativa que tal escolha provinha de Deus. “Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteu, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel.” (Juízes 14:4). Mas se o casamento com pessoas de outras nações era proibido, como somos levados a pensar, com explicar tal versículo? O teológo Vincent Chong no livro “Sansão e Fé” , pág, 17 nos faz o seguinte esclarecimento:
“Deus tinha construído em Sansão uma arma destrutiva contra inimigo de Israel, e essa foi a sua maneia de desdobrá-la. O Desejo de Sansão para se casar uma mulher veio de Deus. Ele estava decidindo soberanamente não somente o propósito da vida de Sansão, mas também como ele realizaria esse propósito. Escolher uma mulher filistéia para ser sua esposa, levaria uma ocasião ou oportunidade, confrontar o filisteus” (NIV). O casamento criou uma oportunidade e uma razão para Sansão lutar contra os inimigos de Israel. Todavia, visto que era contra a vontade preceptiva de Deus se casar uma incrédula, foi um pecado para Sansão o casar-se com uma mulher filistéia. Deus era soberano sobre Sansão, e podia fazer com que ele realizasse justiça ou impiedade, de acordo com sua própria vontade divina.”
Todavia este comentário de Vincent Cheung faz com que Deus aja contrário a sua lei para atingir seus objetivos. E atribui ao homem (Sansão), o pecado desta escolha, que não foi feito por ele (Sansão) e sim por Deus. Tiago 1:13 nos diz “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte“. Sendo assim, o argumento de Vincent Cheung não poder ser considerado em razão de que Deus jamais induz alguém ao pecado. Visto que tal atitude é contrária a natureza do próprio Deus. Mas se Deus não induz ninguém ao pecado como Tiago diz; como explicar o fato de Sansão tomar uma moça filisteía para casar-se com o consentimento de Deus? No artigo “Sansão de Nazireu a cego” publicado por Paulo Augusto Muniz Malafaia, o autor nos oferece uma informação valorosa. Segundo ele, tal casamento não era proibido pela lei de Moisés, pois os filisteus não faziam parte das 7 nações cananéias, condenadas à destruição (Êxodo 34:11-16;Dt. 7.1-4 ). “Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e o amorreus, e o cananeus, e o ferezeus, e o heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas as destruirás: não farás com elas concerto, nem terás piedades delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para servissem a outros deuses; e a ira dos Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria”. O mesmo ponto de vista é compartilhado pelo escritor
R David Jones em seu artigo intitulado “Sansão”.

“Ele apenas viu e logo se enamorou de uma das filhas dos filisteus, e quis casar-se com ela. Seus pais não aprovaram, porque os filisteus eram inimigos dos israelitas; no entanto, não seria desobediência à lei de Deus, porquanto os filisteus não eram uma das sete nações condenadas ao extermínio (Êxodo 34:11-16; Deuteronômio 7:1-4)”.
A partir deste ponto de vista fica mais fácil compreender a narrativa de Juízes 14. A escolha de Sansão poderia não ser uma das melhores escolhas. Seus pais consentiram, mas não aprovaram. O fato é que, não era uma escolha proibitiva. O máximo que se possa dizer, é que, tal escolha não foi tão sabia. Lógico, que nosso olhar é de algo que já aconteceu a milhares de anos atrás, ou seja, sabemos o final da história. Mas poderia ser diferente. Sansão poderia ter casado com moça filistéia e ter sido felizes para sempre. Mas, o que importa é que neste caso específico não houve nenhum tipo de desobediência por parte de Sansão. Ele não violou qualquer tipo de lei. Isto fica claro em Juízes 14;4 “Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel”. Se houvesse qualquer tipo de proibição Deus jamais compartilharia com tal atitude.
No Versículo 8 do capítulo 14 a bíblia narra que Sansão toma em suas mãos um favo de mel, comeu e deu aos seus pais. “E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele: e comeram, porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão”, Juízes 14:9. Muitos pastores e estudiosos tem discutido sob esta atitude de Sansão, visto ser ele Nazireu “E descobriu-lhe todo o seu coração e disse-lhe: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus….”, Juízes 16:17 e segundo números 6:6 o narizeu não poderia jamais aproximar de um cadáver, quanto menos tocá-lo. Se tal fato acontecesse teria que no dia da purificação, rapar a cabeça. Mas, como se explica que Sansão tocou em cadáveres e não deixou de ser nazireu? O [2]Dr Paulo de Aragão Lins em seu artigo
“A Bíblia não diz que Sansão era um verdadeiro nazireu” dizque Sansão só obedecia a parte referente ao cabelo, pois a Bíblia diz que ele participava de banquetes, andava com concubinas, e aproximava-se de cadáveres. Fato que é comprovado em Juízes 16:17 “Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus.”.Portanto, fica evidente que havia diferenças nas exigências para os que optavam por ser nazireus (Num.6:1) e para os que eram nazireus por toda a vida. Sansão não fez voto para ser nazireu ele foi designado por Deus para ser nazireu enquanto vivesse. Portanto, a restrição de tocar num cadáver não se aplicava no caso dele. Sendo que, o que vale é a restrição imposta pelo anjo aos seus pais em Juízes 13:4 “Agora guarda-te, não bebas vinho nem bebida forte, nem coisa imunda. Porque conceberás e darás à luz um filho, sobre cabeça dele não passará navalha…”

Andando com Deus
Aquilo que costumeiramente dizem de Sansão; libertino, mulherengo, brigão, amante dos prazeres carnais, são totalmente equivocadas. Visto que o Apóstolo Paulo em Romanos nos traz as seguintes palavras: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos Deus”. Rm 8:14. Segundo as palavras do Apóstolo o homem que é guiado pelo espírito de Deus, como Sansão foi, é filho de Deus. Neste sentido, Sansão não era um libertino como muitos querem fazer crer, se assim fosse ele jamais poderia estar desfrutando das bênçãos de Deus. Juízes 14: 6 “Então, o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada em suas mãos:” Juízes 14: 19 “Então, o Espírito do Senhor tão possantemente se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, e matou deles trintas homens” Juízes 15: “E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.” Todas estas passagem mostram a intimidade de Sansão com Deus, ele era amigo de Deus, estava cumprindo o seu propósito. O Apostolo João descrevendo as palavras de Nicodemos em João 3:1,2 e nos diz a seguinte afirmação “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. Veja que, Nicodemos reconhece Jesus como ungido de Deus através dos seus feitos. Segundo Nicodemos era impossível Jesus fazer tudo o que fazia se Deus não estivesse com Ele. O mesmo pode ser aplicado a Sansão, ninguém pode vencer mil homens em uma luta, sem ter Deus ao seu lado.
Decadência
“E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos” Juizes 15:20. A partir da grande vitória que Sansão teve em Ramate-Leí ferindo mil homens, começa o seu governo enquanto Juiz em Israel. O povo reconhece nele um homem provindo de Deus. A partir deste feito extraordinário, Sansão vai liderar o seu povo por 20 anos. Tudo o que aconteceu até aquele momento, serviu como um aprendizado. Deus estava ensinando Sansão, mostrando, que mesmo não sendo proibido unir com os filisteus seja em forma de casamento ou qualquer outro tipo de aliança, mesmo assim, sempre terminaria em traição. Deus queria mostrar que qualquer tipo de aproximação com os filisteus terminária em tragédia.
“E foi-se Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta[3], e entrou com ela”Juizes 16.1. Percebe-se que a partir deste momento, o narrador não menciona mais a presença de Deus na vida Sansão. Ou seja, ele estava por conta própria. Deus havia mostrado a ele o que acontencia quando da união com os filisteu, mas mesmo assim, parece que o tempo fez Sansão esquecer-se de tudo que havia acontecido. No versiculo 3, Sansão arranca as portas da cidade. “Porém Sansão deitou-se até à meia-noite, e à meia-noite levantou, e travou das portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima, até aos cume do monte que está defronte de Hebrom”. Pergunto ao caro leitor, onde está o Espírito do Senhor, narrado nos versículos anteriores? Simplesmente não existe mais e você também não encontrará nos próximos versículos seguintes. O que aconteceu que levou Deus a abandonar Sansão?. Acontece que Israel vivia sob o julgo dos filisteus e estava acomodado com esta situação. Deus havia levantado Sansão justamente para mudar este quadro. Tudo que ele fez foi com o consentimento de Deus, para que com isso, ele pudesse sentir na pele o que aconteceria se ele unisse àquele povo. A sua vitória, não foi vitória dele, mas sim do próprio Deus que lutava por ele. Acontece que as decisões que Sansão tomara a partir do capitulo 16 não provinha de Deus, quanto menos era o seu proprósito. Mas podemos perguntar: se o Espírito de Deus não estava mais com Sansão, como foi que ele arrancou os portões da cidade de Gaza? Diria que foi apenas uma questão técnica. O pacto que simbolizava o cabelo ainda não havia sido quebrado, por isso, ele ainda possuia a sua força. Acontece que mesmo com toda força que alguém possa ter, sem a unção do Espírito de Deus agindo na vida dessa pessoa, tal força não tem nenhum significado. Contudo, mesmo com a força incalculável que Sansão pudesse ter, mesmo assim, humanamente falando, seria impossível ele vencer mil homens. Não há dúvida que sua vitória provinha do Espírito de Deus que possantemente se apossava dele e não na sua força proprimente dita. Sendo assim, não há dúvida que a partir do momento que ele escolhe uma prostituta e em seguida Dalila, ambas escolhas não fazim parte dos planos de Deus. Sansão a partir daquele momento estava totalmente desprotegido da graça de Deus e a única coisa que ele possuia era sua força, ou seja, nada.
OS PROPÓSITOS DE DEUS
Não basta ter uma força sobrenatural para vencer uma guerra. Sansão tinha força para vencer mil homem. Mas mesmo assim, isto não significava garantia de vitória. A certeza da vitória estava no poder de Deus que operava em sua vida. Nos capítulos 13 ao 15, Deus tinha um propósito para com Sansão, seus atos não só foram aprovados por Deus, como provinha de Deus “Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor, que buscava ocasião contro os filisteus; pois naquele tempo os filisteus dominavam sobre israel”.
Juízes 14:4. Acontece que a partir do capítulo 16, o autor começa narrando que Sansão passou uma noite com uma prostituta e no versículo 4, simplesmente Sansão se encanta com Dalila. Em ambos os casos, não havia nenhum tipo de proibição ou pecado que possa ser atribuido a ele. Mas mesmo assim, há claramente uma rejeição por parte Deus. O autor deixa isto bem claro em omitir em todo o capitulo 16 a interferência do Espirito do Senhor nos atos de Sansão. Mas se Sansão não estava em pecado, como se explica o fato de Deus não estar mais aprovando seus atos?. A resposta está naquilo que Deus queria de Sansão. Ele nasceu para libertar o povo de Israel do jugo dos filisteus, sendo assim, todas aqueles incidentes contribuiram para criar uma inimizade entre as duas nações. “e o Espiríto do Senhor começou a incitá-lo em Maamé-Dã, entre Zorá e Estaol’ Juízes 13:25. Depois que todos estes incidentes passaram, e Sansão venceu mil homens, começa a sua liderança, que segunda as escrituras foram de 20 anos. ”Sansão julgou a Israel vinte anos nos dias dos filesteus”. Até este momento havia um propósito de Deus para com Sansão, ou seja, ser lider de um povo autonômo e independente dos Filisteus. Sendo assim, o propóstito de Deus era fazer com que Sansão quebrasse todo e qualquer tipo de laços com esta nação. E isto foi possível graça ao seu casamento com a filistéis que foi um verdadeiro fracasso. Durante estes 20 anos anos de liderança de Sansão, é bem provável que o mesmo tivesse pensado em tudo isso. A partir do vercículo 16 Sansão esquece tudo, e retorna a manter laços com os Filisteus, é por este motivo que autor omite a participação do Espírito de Deus, nas aventuras de Sansão. Significando como isso, que mesmo que Sansão não estive em pecado, mesmo assim, a sua presença em Gaza não era propósito de Deus. E se não era propósito de Deus, então Deus não tinha porque estar com ele.

A palavra de Deus nos diz em João 15:5 “Sem mim nada podeis fazer”. Mesmo que Sansão tivesse toda aquela força, sem Deus ao seu lado, esta força seria inútil. A nossa vitória provém de Deus. Ele é a nossa rocha e fortaleza. Golias era um homem forte, temido pelos seus inimigos. Um belo dia derrapou-se com um pequeno homem de nome Davi. Pequeno em tamanho, mas grande na fé.. Golias, olhou para si mesmo e achou que venceria. No entando Davi olho para gigante em diz “Tu vens a mim como espada, com lança, e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. Quem venceu a guerra? Foi Davi? Ou Senhor Deus que lutor por ele.
Sansão tinha muita força, mas suas vitórias não provinha dele e sim do grande Deus que lutava por ele. A partir do momento que ele passou a confiar em sua força e não em seguir os propósitos que Deus tinha traçado para sua vida, neste momento, Sansão desmorona. Sendo assim, é preciso que entendamos que não basta termos certos dons para fazer algo. È preciso cumprir os propósitos que Deus traçou para a nossas vidas. Não estamos aqui para fazer aquilo que queremos e sim aquilo que Deus quer de nós.
A vitória
Como se pode ver, o rótulo aplicado a Sansão, por muitos, seja pastores ou estudiosos, tem sido de uma visão distorcida e descontextualizadaque se tem deste grande herói. Os erros aplicados a ele, são simplesmente equivocados, suas ações são de quem tem Deus e não de um depravado espiritualmente. O próprio Deus declara em Êxodo 23:7 que não aceita aqueles que são tidos como culpados. “De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo; por que não justificarei o ímpio.”. Estas palavras são opostas a de Hebreus 11:33 quando Sansão é declarado como alguém que praticou a Justiça.
Sendo assim, é preciso ver que todo homem de Deus, tem suas derrotas e vitórias e Sansão não foge a regra. O que não podemos fazer é esquecer o seu legado como homem de Deus e focarmos apenas nas suas [4]derrotas. Sansão pagou um preço, por sua escolha. Mas isso não significou sua derrota. O homem que tem Deus, por mais difícil que esteja, ele deve se espelhar em Deus. O que Sansão fez foi algo extraordinário. Mesmo sem seus olhos, ele acreditou que Deus poderia dar-lhe uma grande vitória. A grandeza de Sansão esta exatamente neste ponto. Deus é soberan Ele é o Deus do impossível e se for preciso, mesmo sem os olhos Elee nos dá a vitória. Neste sentido é que está o grande feito de Sansão, crer que Deus poderia dar-lhe uma vitória bem maior do que quando ele tinha os olhos.
Por este motivo é que o autor do livro aos de Hebreus coloca-o no patamar dos grandes heróis de Israel, a qual Deus agradou-se com seus atos de fé.

Neste sentido perguntamos: há algo mais importante para Deus do que a fé do seu servo? Sem fé é impossível agradar a Deus. Logo, Sansão segundo Hebreus tinha fé. Então ele agradou a Deus. Mas onde podemos encontrar a fé de Sansão? Podemos encontrar a fé de Sansão nas suas vitórias. Ninguém luta com mil homens, se não acreditar que existe um Deus todo poderoso ao seu lado.
Outra cena marcante na vida Sansão, foi sem dúvida a sua prisão e consequentemente a perda de seus olhos. Mesmo neste estado deprorável que encontra-se, ele teve fé, para crer em um Deus que pode tudo. Sansão consegue sem seu olhos, fazer aquilo que muito de nós não conseguimos quando estamos em meio a aflição. Crer, que mesmo sem os olhos, pernas, braços ou na ânsia da morte, Deus pode nos dar uma vitória bem maior do que antes, quando tinhamos olhos e membros. Juiz 16:26 “Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue do filisteus, pelo meus dois olhos”. O teológo Vincent Chong em seu livro “Sansão e Fé” , pag, 43, fala sobre a fé que fez de Sansão o grande homem comparado com os grandes heróis da bíblia:

“Apesar de tudo o que Sansão tinha e como ele estava, e quando a situação parecia final, ele ainda tinha fé para crer que Deus podia operar através dele. Que poder deve ter estado em Sansão, pela graça soberana de Deus, para ele ter este tipo de fé perseverante! Esse tipo de fé é raro mesmo em cristãos professos, que tem o todo da escritura para convencer-lhes da missericórdia de Deus. Não é de se admirar que embora Sansão seja frequentemente retratado de maneira negativa, Deus, pelo contrário, o honrou colocando o seu nome juntamente com o de Abrão, Noé, Moisés, Davi e outros homens e mulheres fiéis de Hebreus 11. O mundo não é digno de alguém que entende e crê na graça soberana de Deus. Se você olhar para vida da Sansão somente no contexto de seu relacionamento com Dalila, você não entenderá a sua grandeza. Mas se você contemplá-lo a partir da perspectiva de Hebreus 11 – como um homem de fé – você chegará a entender porque Deus o aprovou, tendo misericórida concedendo-lhe fé na graça soberana, mediante falhas e fracasso”.
Prudência

A Bíblia nos diz em Mateus 10:16 “Portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. O que faltou para Sansão, depois de vinte anos de liderança, é o que acontece com boa parte daqueles que com o decorrer do tempo acreditam que sabe tudo sobre Deus, e não tem nada para aprender. Não aceita conselhos, acredita nas suas próprios forças, e esquece os votos que fez no passado com Deus. Sendo que no auge do sucesso, com sua liderança consolida, é neste momento que aparecem as propostas tentadoras. Dalila com sua voz mansa e suave, representa justamenta toda a beleza que o mundo pode oferecer. E não sejamos hipócrita, o mundo, assim como Dalila, é belo. Ou seja, o pecado não é feio quando apresentado na forma da bela Dalila. A questão é qual o preço a pagar para que se tenha o encanto passageiro de Dalila. A resposta é a mesma que Sansão teve, ou seja, olhos arrancados. Este foi o preço que Sansão pagou no auge do sucesso. Ao ceder aos encantos de Dalila, Sansão cometeu o maior crime que o homem pode cometer. Deixar de ouvir a voz de Deus e seguir os seus próprios caminhos. De tudo que se fala de Sansão, o único erro realmente passível de punição foi a quebra do pacto de nazireu, ou seja, revelar o segredo de Deus a Dalila. Ao faze-lo, Sansão quebra a confiança que Deus havia depositado nele. É interressante que este único erro cometido por Sansão, é determinante para a sua vida. Sendo assim, é de suma importância que possamos tirar um exemplo dessa história entre Sansão e Salila. De que é preciso estar atentos, e não perdermos de vista o propósito que Deus tem para nós. Muitos tem caido como Sansão caiu, e nas mesmas condições que Sansão encontrava-se. A astuta Dalila tem se apresentado para homens fortes como Sansão, e muitos não consegue resistir aos seus encantos e tem violado o pacto que fisseram com o grande Deus. E o mais triste é que nem todos tem a fé que Sansão teve, para dar a volta por cima. Acabando cegos e humilhados pelo mundo.
Conclusão
Segundo Morris (pág. 374), uma das Jóias do Novo Testamento é a galeria de retratos de homens e mulheres de fé em Hebreus 11. Ela representa o tipo de literatura que louvava os heróis do passado, do qual um exemplo bem conhecido é o que começa com: “Elogiemos os homens ilustres..” ([5]Eclesiástico 44.1-50.21). Mas enquanto Eclesiástico estava preocupado em escolher pessoas (Heróis) com qualidades variáveis, Hebreus no entanto, demonstra estar preocupado tão somente com a fé. O autor aos Hebreus vê na fé a certeza das coisas que esperam, e prova das coisas que não se vêem. (Heb. 11.1). È a confiança em um futuro desconhecido, mas ao mesmo tempo comprometido com a certeza de que Deus fará dos que confiam nEle vencedores. Por ela os antigos alcançaram bom testemunho (Heb. 11.2). Em todo o capítulo 11, os leitores são convidados a depositarem incondicionalmente sua confiança em um Deus criador e independente da situação que possa acontecer, Ele sempre continua no comando de tudo. O autor nos convida a sermos imitadores dos que pela fé e paciência herdaram as promessam (Heb.6:12).
É nesse cenário retratado pelo autor de Hebreus, onde a fé é o grande diferencial, onde grandes homens mundaram o curso deste mundo. Venceram reis, atravessaram o mar, o fogo, e derrubaram muros. E neste cenerário estão homens como: Enoque, Noé, Abrão, Isaque, Jacó, José , Moisés, Gideão e Sansão. Juntos praticaram a justiça e alcançaram a promessa.(Heb. 11:33).
Sansão, nos deixa um grande legado que é sua confiança incondicional no nosso Deus. A falta dos olhos, que poderia ser um grande obstáculo para cada um de nós, é visto por Sansão, como uma nova oportunidade. “Fortalece-me agora só uma vez, ó Deus, para que eu vingue dos filisteus” (Heb. 16:28). O que faz de Sansão um dos grandes homens da fé, é justamente sua confiança em Deus. Para ele, não existe impossivel para os que os creem. Sendo assim, ele tem confiança suficiente, para acreditar que mesmo sem os seus olhos, Deus poderiam lhe dar uma vitória bem maior do que antes. “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aqueles que aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardor dos que buscam.” ( Heb. 11:6) .

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sans%C3%A3o_(B%C3%ADblia)
http://www.estudosdabiblia.net/d118.htm
http://www.watchtower.org/t/20050315/article_01.htm
http://www.estudosnovotempo.com.br/sansao/
http://www.infopedia.pt/$sansao-e-dalila
http://www.ibsweb.com.br/ipsw3/index.php?option=com_content&view=article&id=299:pastoral-190607&catid=49:pastorais&Itemid=72
http://www.icnvcg.com.br/audio/pdf/estudopanoramicodabiblia(9-olivrodejuizes).pdf
http://www.priberam.pt/dlpo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribo_de_D%C3%A3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zor%C3%A1
http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2547
http://www.respondi.com.br/2005/06/deus-induz-algum-pecar.html
http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/juizes/Sansao.htm
http://www.apostolas.org.br/2010/capela/biblia/antigo/Sapienciais/Eclesiastico.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclesi%C3%A1stico
CHEUNG, Vincente – “Sansão e Fé” – Publicado Originalmente por Reformation Ministries Intenacional (www.rmiweb.org) – PO Box 15662, Boston, MA 02215, USA
SCHUTZ, J. Schultz –A História de Israel no Antigo Testamento – Edições Vida Nova – São Paulo – SP
MORRIS, Leon – Teologia do Novo Testamento: tradução Hans Udo Fuchs – São Paulo: Edições Vida Nova, 2003.

http://www.artigos.com/artigos/humanas/religiao/sansao-nao-era-um-verdadeiro-nazireu-7693/artigo/
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_16280/artigo_sobre_o_que_a_biblia_n%C3%83o_diz_(4)
[1]Portela, Simão Dias. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (FACINTER) e Mestre em Teologia (ESUTES)
[2]O Rev. Dr. Paulo de Aragão Lins é autor de vários livros, quase todos versando sobre a Bíblia, seu assunto favorito. É jornalista, conferencista em todos os Estados brasileiros, em vários países das três Américas e em toda a Europa Ocidental. Em 1999 recebeu a “International Medal of Honor” da Universidade de Cambridge
[3]No Antigo Testamento, palavras como “adultério”, “imoralidade sexual”, “prostituta” e “infidelidade”, podem ter um significado literal ou um significado espiritual. Alei mosaica determinava a pena de apedrejamento de quem fosse pego praticando o adultério. Entretanto, como a lei de Moisés admitia a poligamia masculina, a configuração do delito era geralmente caracterizada quando uma mulher casada mantinha relações com um outro homem que não fosse o seu marido. Ou seja, não era considerado adultério, um homem ter relações sexuais com uma mulher, até mesmo uma prostituta, desde que ela fosse solteira.
[4]Por derrotas entendem-se quando Sansão quebrou o pacto de Nazireu, cedendo aos caprichos da sedutora Dalila. “e raspou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça..” Juízes 16:19
[5]Eclesiásticoou Sirácida é um dos livros deuterocanônicos da Bíblia,de composição atribuída a Jesus filho de Sirach (Jesus Ben Sirac ou Ben Sirá, ou, em grego Sirácida ). O livro, formado por reflexões pessoais do autor, era comumente lido em templos cristãos, aliás o nome Eclesiástico (Livro da Igreja ou da Assembléia[) provém do uso oficial que a Igreja faz desse livro, em contraposição à Sinagoga judaica, que não o aceita como Palavra de Deus, tal designação vem desde da época de São Cipriano de Cartago. O livro foi originalmente escrito em hebraico, entre 190 e 124 AC possui 51capítulos e, posteriormente, foi traduzido para o grego por um neto de Jesus filho de Sirach, em 123 AC. http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclesi%C3%A1stico