“A diferença da Igreja Primitiva para Igreja Atual”
- A Igreja Primitiva fazia muito com pouco; A Igreja Atual com muito não faz nada (ou quase nada). .
- A Igreja Primitiva tinha comunhão; A Igreja Atual apenas pequenas associações.
- A Igreja Primitiva tinha uma fé capaz de abalar o mundo; A Igreja Atual tem uma fé abalada por qualquer coisinha.
- A Igreja Primitiva tinha uma mensagem Cristocêntrica (por Ele, para Ele e N´Ele); A Igreja Atual tem uma mensagem Antropocêntrica (mensagens que massageiam os nossos egos, desejos e prioridades).
- A Igreja Primitiva tinha membros à imagem de DEUS; A Igreja Atual tem membros que são caricaturas de uma pequena denominação.
- A Igreja Primitiva era perseguida pelo mundo; A Igreja Atual persegue a si mesma...
- A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em CRISTO, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc); A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata – ao invés de se preocupar se o pregador tem vida com Deus e possui bom caráter).
- A Igreja Primitiva se interessava pelas pessoas perdidas fora de suas igrejas (como o nome ‘igreja’, no original, em grego, mesmo se traduz); A Igreja Atual se orgulha com o número de seus membros ($$)..
- A Igreja Primitiva tinha culto; A Igreja Atual apenas liturgia ou entretenimento..
- A Igreja Primitiva crescia em qualidade e quantidade; A Igreja Atual, nem em qualidade.
- A Igreja Primitiva incomodava o mundo; A Igreja Atual se acomoda ao mundo e por isso é incomodado por ele.
- A Igreja Primitiva tinha a maioria de suas atividades fora dos portões da igreja; A Igreja Atual já nem sabe o que está fazendo dentro dos portões da igreja.
- A Igreja Primitiva era temida pelos demônios; A Igreja Atual teme aos homens.
- A Igreja Primitiva estava disposta a morrer pelo Evangelho; A Igreja Atual não consegue nem viver o Evangelho.
Via: AD Sta Felicidade
Na Igreja Primitiva, ou seja a Igreja dos primeiros séculos, os cristãos buscavam a DEUS sobre todas as coisas, renunciavam suas próprias vontades pelas de DEUS e Sua obra.
Os cristãos primitivos morriam como espetáculo para o mundo, em arenas, Coliseu, das formas mais terríveis: queimados, transpassados, devorados por animais, etc.
Mas não negam a sua fé em CRISTO JESUS.
E hoje hein? Acho que nem vou responder!
Adaptações: Daniii Oliveira
o cristianismo de hoje depende de mim e de você, se ele não está como antes devemos perguntar: será que eu estou me comprometendo com ele?, falar de passado é fácil, dificil é construir o futuro.
ResponderExcluirSim, Sr Anônimo concordo em partes contigo, mais enquanto estamos centrados nas coisas do mundo nunca conseguiremos ser como a igreja primitiva.
ResponderExcluirE há momentos que temos que olhar o passado sim, para não perdemos o foco.
http://apologiadidacheccb.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html
ResponderExcluirAPÓS ESSA LEITURA MUDEI MINHA FORMA DE PENSAR; NEM TUDO É COMERCIO E CIRCO GOSPEL; AINDA TEMOS QUEM PRATICA A VERDADEIRA IGREJA CRISTÃ.