22 de outubro de 2011

O Jejum

Uma Palavrinha




Texto Estudado : Isaias 58:5-12




A Paz do Senhor hermano;
Recentemente, Deus me levou a pensar sobre o JEJUM, perguntei a todos os meus conhecidos sobre o assunto e percebi que o jejum está sendo mesmo tratado hoje em dia como moeda espiritual de troca de favores divinos, ou seja, Eu faço jejum em troca de algo que queromas Deus que tem que dar! 'vitória' financeira, 'vitória' profissional entre outras coisas da vida que o 'cristão' tende achar que vale de algo õÔ


Primeiramente, lembro que quando eu era da IURD fui ensinado a fazer jejum pra obter todas as bençãos que Ele me prometeu, na realidade Ele não tinha me prometido nada além do que está na biblia, a vida eterna, mas me forçavam a acreditar que Ele me prometeu prosperidade sem limites...


O Erro no caso vem da liderança que ensina totalmente errada a palavra de Deus, distorce tudo, hermanos, aprende a julgar todas as coisas, tudo o que você ouve, busca discernimento espiritual para você sair do engano, e aí temos que ler e entender o que lemos, a palavra de Deus não engana e nem confunde, ela é clara, ela é eficaz.


Vamos analisar capitulo 58 de Isaias, vamos primeiro entender como é o jejum que agrada a Deus:

5 - Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

Então Deus aqui faz uma pergunta retórica ao povo de Israel através da boca de Isaías, "Vocês acham mesmo que eu escolhi esse jejum? que vocês se sacrifiquem tanto, se humilhem, é isso que vocês chamam de jejum aceitável ao Senhor?"

Sabe, Deus é muito bom, Ele ama tanto os seus filhos que Ele não deixou o povo jejuar errado, Ele explica como é o Jejum aceitável:

6 - O jejum que desejo não é este: Soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

7 - Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Hermanos, vocês estão entendendo agora? Por tanto tempo fui ensinado errado, guiando um cego sem saber onde seria meu fim, pois não tinha discernimento, hoje a palavra de Deus entrou em meu coração e eu pude ser liberto de todo jugo, mas não liberto para ficar por aí vagando sem rumo, fui liberto para libertar, pois esse é o proposito de minha vida, esse é o compromisso que tenho com Deus, fui salvo para salvar, liberto para libertar, curado para curar...


Os versiculos 6 e 7 é exatamente a confirmação que o nosso proposito não é ficar calado guardando a palavra de Deus dentro de si, nosso proposito não é ficar sem comer o dia inteiro ou só algumas horas, Deus diz que prefere que propaguemos a Justiça dEle, que espalhemos o Amor, que contagiemos as pessoas afim de serem libertos de todo jugo, quem sabe não somos nós que estamos pondo alguém sob jugo.


Ouvi uma frase assim (Não me recordo de onde)


"Perdoar não é mostrar que o outro está certo, mas libertar alguém da prisão, e depois descobrir que quem estava preso era você" No caso, você pode estar na igreja não quer dizer nada, enquanto não perdoar ainda não está livre.


O Jejum que Deus quer é este: Que partilhemos o pão com um faminto, melhor ainda se for o pão da vida, Deus quer que abriguemos o pobre desamparado, tudo isso resumido é AMAR O PROXIMO.


Lembro que há alguns meses debati no twitter sobre religião, sei que hoje em dia essa palavra está banalizada, mas lendo Tiago 1:27:


A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo


Percebo que Jesus não veio para os seus criar uma nova religião, Ele veio ensinar o que é religião, Ele quer ensinar que queremos um relacionamento completo com Deus temos que começar com nossos irmãos, com o povo aqui na terra, como dizer que amamos um Deus invisível se não amamos nem os que podemos ver?


- Você pode estar pensando assim: Mas Jesus jejuou, muita gente jejuou na própria biblia, entenda, eu não estou pregando contra o jejum que se abstem de comida, estou dizendo que o proposito de ambos jejuns deve ser um só, se encher do Amor de Deus!


Não é dificil de entender, quando você ama uma pessoa que você nunca viu e ajuda ela, você estará fazendo isso por Amor de Deus, é o Jejum aceitável manifesto, se porventura você jejuar de comida, lembre se do que Jesus fez, se retirou, ficou sozinho, foi para longe de barulho, de distrações, e fez isso para dar exemplo: "Se você quer Jejuar, faça em secreto para que só o Pai que estás no céu te veja"


Em Isaias ainda Deus nos fala sobre a consequencia do Jejum aceitavél ao Senhor:


8 - Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

9 - Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;


10 - se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.

11 - O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.

12 - Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.



Como Cáio Fabio diz:

O Jejum tem que ser um estilo de viver e não uma ocasião pra se deixar de comer, jejum tem que ser uma decisão por comer Amor na vida, e não uma decisão de não comer comida pra ficar fraco.

Então meus hermanos, Como vimos na palavra de Deus, Ele não prometeu vitória financeira e nem profissional, mas nos assegura de seu imenso Amor, de sua infinita graça e eterna bondade!


Se Jejuar, Jejue pela coisa certa e não em vão!

Por Felipe Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário