22 de setembro de 2011

03 razões básicas porque eu não creio que crianças possam ser pastoras.

Por Renato Vargens

Sinceramente eu estou cansado de ouvir tantas bobagens por parte dos evangélicos. Estou cansado das loucuras desta gente que relativizou a Palavra de Deus. Há pouco um louco me disse: "Há! Paulo era um machista! Ele estava errado em muito coisa que falou e escreveu. Não dá pra levar ao pé da letra tudo aquilo que disse!"

Gente, aonde esse povo vai parar? Como dizem os paulistas os "caras estão loucos, meu!"

Bom, voltemos a vaca fria! Minha esposa além de pedagoga é contadora de histórias, e há pouco ela recebeu um convite para ir a uma igreja cuja programação teria como atração uma criança de 12 anos que seria a pregadora da noite. Há alguns meses um amigo me trouxe um DVD cujo título era: "Cativeiro nunca mais." Até aí passa, o problema é que a protagonista da mensagem era uma criança. Isso mesmo, um menino com tiques e trejeitos evangélicos que desesperadamente gritava invocando sobre os seus ouvintes as bênçãos de Deus. Em 2007 o jornal O Globo publicou a matéria "Pequenos Missionários". A reportagem tratava exclusivamente de meninos e meninas que nos últimos anos vem atuando como líderes e pastores de igrejas evangélicas no país. Se não bastasse isso, a matéria é enfática em afirmar que tais crianças atendem os desesperados e prometem cura aqueles que os procuram.

Meu amigo, não dá para engolir essa história de crianças pastoras. Na minha perspectiva isto afronta diretamente o bom censo, a ética, a moral e principalmente a Deus e pensando nisso eu resolvi escrever escrever um post onde eu enumero três motivos porque uma criança não pode ser pastora:

1- Criança tem que ser criança! A Biblia diz que há tempo para todo propósito debaixo da terra.

2- Criança pecisa viver o lúdico, a fantasia, desfrutar do riso, da alegria. Até porque, quando isso não acontece, a criança emocionalmente adoece. A criança deve se comportar como criança, mesmo porque é sendo criança, vivendo como criança, não queimando etapas, nem tampouco ultrapassando os limites naturais da vida é que poderão no futuro construir um mundo melhor.

3- O padrão bíblico para ser um pastor é impossivel de ser cumprido pelas crianças. Veja por exemplo, o que o Apostolo Paulo disse em sua primeira epistola a Timóteo sobre as qualificações de um pastor:

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, , hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; ue governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo."

Prezado amigo, a luz destas afirmações gostaria de lhe pedir dois favores: Primeiramente não permita que essa corja safada continue usando nossas crianças para beneficios próprios. Nossos meninos e meninas não são artistas de circo, nem tampouco, pastores mirins. Em segundo lugar, denuncie ao ministério público aqueles que em nome de Deus estão manipulando crianças indefesas.

Pelo amor de Deus, vamos deixar as crianças desfrutarem da beleza de ser crianças

Com lágrimas nos olhos e dor no coração!
Renato Vargens

2 comentários:

  1. Amados irmãos:
    Como bem sabemos, criança precisa ser criança e pular etapas de suas vidas não é plano de Deus. Ele não faz nada para nos confundir. Crianças não são adultos pequenos e a eles não podemos imputar tal responsabilidade.
    Sabemos que para preparar uma mensagem, exige dedicação, tempo, renúncia, estudo, muita busca do poder que vem do alto e claro para tudo isso do Espítito Santo de Deus. Não é recomendável. Criança tem que estudar, brincar, ler a bíblia sim, ouvir histórias da bíblia adaptadas para sua idade e compreensão sim. Mas pastorear uma igreja?!?!
    Assisti um pedacinho do vídeo postado e ainda fiquei com uma grande preocupação com as pregas vocais da criança! Até quando ele vai poder usar sua voz sem problemas? Quando chegar o tempo certo (pois há tempo para tudo) sua voz já não irá bem. (peço a Deus que não, é claro).
    Abraços respeitosos,
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  2. Quem sou eu para julgar... meu Deus pode tudo...

    ENSINA O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E MESMO QUANDO ENVELHECER NÃO SE AFASTARÁ DELE. Proverbios 22:6

    Lucas 2:42

    Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume.

    Lucas 2:43

    Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem.

    Lucas 2:44

    Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos.

    Lucas 2:45

    Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo.

    Lucas 2:46

    Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas.

    Lucas 2:47

    Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas.

    Lucas 2:48

    Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”.

    Lucas 2:49

    Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?”


    Lucas 2:50

    Mas eles não compreenderam o que lhes dizia.


    1 Coríntios 1:26

    Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes.

    1 Coríntios 1:27

    Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.

    1 Coríntios 1:28

    Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.

    1 Coríntios 1:29

    Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus.

    1 Coríntios 1:30

    Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.

    1 Coríntios 1:31

    Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: "Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz."

    Seguindo esses preceitos, acredito que o Espirito Santo pode tudo e eu q vigie pra nao falar besteira.

    Abraços a todos,

    soberanismo.bogspot

    ResponderExcluir