17 de setembro de 2011

Fonte de Lucro

1 Timóteo 6.3-8

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13.5).


Será que o contentamento está presente em nossa vida? Será que concordamos com o que disse Timóteo: “tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos (1 Tm 6.8)”? O escritor Howard Dayton comenta esta passagem dizendo: Nossa cultura reescreveu esse versículo da seguinte forma: "Se você puder ter comidas mais finas, usar roupas da última moda, dirigir o carro luxuoso de último tipo e morar numa linda casa na melhor parte da cidade, então será feliz." Mas enquanto muitos acreditam que a felicidade está relacionada ao dinheiro e às posses, a Bíblia nos lembra que quando nascemos não tínhamos nada, nem mesmo roupa e quando morrermos não poderemos levar nada, nem ninguém.
Os problemas financeiros têm gerado muitas discussões inúteis, frustrações desnecessárias. Estas preocupações são frutos da inveja, do orgulho e da vaidade.
Timóteo está dizendo que a maior fonte de lucro não está nas coisas que podemos ter, adquirindo posses, mas naquilo que podemos ser. O grande lucro é a piedade, um processo na busca de uma vida que agrada a Deus.
Nossa condição econômica não deve afetar nosso humor e nossa vida espiritual. Quando passamos pelas necessidades, somos tentados ao ressentimento, tomados de inveja. Quando passamos pelas dificuldades, podemos blasfemar, culpando a Deus de nossa situação. Mas a Bíblia nos ensina em Tiago 2 que por pior que seja a nossa situação econômica, podemos ser felizes quando temos dignidade. Mesmo que sejamos pobres para o mundo, Deus nos considera ricos.
Enquanto muitos estão correndo atrás de dinheiro e se atormentando com problemas e sofrimento, busque com fé o conhecimento de Deus e sua vontade que conduz à piedade e ao contentamento. Exercita-se na piedade, pois o exercício diário da piedade é proveitoso para esta vida e para a vida futura.

Quem alcança a piedade tem maior tesouro.

Pão Díario

Nenhum comentário:

Postar um comentário