Confesso que algumas vezes já pensei nessas perguntas: o que se perde seguindo a Jesus? Será que está valendo a pena? Meu lugar é mesmo na igreja? E creio que não somente eu tenho tais dúvidas, mas muitos de nós.
Um grupo em particular, creio eu, já passou e está passando por dificuldades levemente semelhantes às nossas: a Igreja Perseguida. Quero mencionar aqui a chamada Janela 10/40, uma extensão de terra que compreende cerca de 1/3 do território do planeta e engloba 2/3 da população mundial.
Na Janela 10/40 o cristianismo é extremamente reprimido. As principais religiões encontradas lá são Budismo, Islamismo e Hinduísmo. Os cristãos são perseguidos por sua fé em âmbito espiritual, físico e moral. Recentemente uma menina de 12 anos de idade perdeu os movimentos das pernas por não ter negado a Cristo. Será que ela se indagou “isso está valendo a pena?”, “esse é o meu lugar?”, “porque Deus ME escolheu?”, ou ainda “o que eu perco seguindo a Jesus?”, será?
Quem sabe já perguntaram a nós se somos cristãos. Quem sabe nós respondemos que não. Quem sabe o seu discurso seja assim: “eu sei que Deus está no meu coração, não preciso afirmar isso para todos que me perguntam, vou ser motivo de gozação”. Cuidado! Em 1 João 2:23 está escrito “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai”.
Diante da fé perceptível que aquela menina demonstrou, a dor de não ter os movimentos das pernas seria tremendamente menor do que a dor de não ter o Pai.
“Não ter o Pai”. Esta afirmação é forte. Sem Deus! Você já se imaginou sem Ele? Eu já: minha vida sem Deus seria um depósito de pecados monstruosos acumulados de uma vivência errônea inteira, fardos pesados, culpas tremendas, superficialidade, solidão. “O que eu perco seguindo a Jesus?”
Esta pergunta esta ERRADA. Eu não perco nada seguindo a Jesus, você não perde nada, muito pelo contrario: nós ganhamos o Pai! Recebemos uma vida com Deus! Dificuldades, dúvidas e incertezas virão? Sim mas com a ajuda dEle serão superados. A formulação CORRETA da pergunta é: “O que eu perco não seguindo a Jesus?” Estou cursando um seminário teológico que dura um ano. Um ano longe de casa, longe da comunidade, longe dos amigos e pra piorar fica numa cidade de interior: completamente o oposto do que eu vivia em 2010. Então, por que eu? Porque Deus ME escolheu dentre tantas pessoas?
Talvez você não esteja numa situação como a minha. Talvez você esteja pensando assim em relação à sua vida de fé, ao seu ministério, à sua família, ao seu colégio ou trabalho. Talvez você pode estar fazendo tudo sozinho, ou sendo “zuado” por ser “careta”.
Seguir a Jesus VALE A PENA. Deus quer te usar bem aí onde você se encontra. Ele TE escolheu porque você éúnico! “O que estou perdendo não seguindo a Jesus?” Leia essa pergunta novamente e pense na resposta. Pare de murmurar, agradeça a Deus por todas as bênçãos que Ele tem proporcionado e peça perdão por, muitas vezes, não reconhecer e desfrutar das mesmas.
Termino o texto com um versículo muito forte, de encorajamento a todos nós: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9).
Texto inspirado na pregação do dia 13/08, na Juventude Evangélica Apóstolo Pedro em Jaraguá do Sul, SC.
Por Felipe Henrique
Benção de Mais!!! Grande verdade, Jamais perdemos nada em seguir esse tão maravilhoso Jesus. Mesmo com perseguições, adversidades, provas e mais provas, sabemos que todas essas coisas cooperam para a nossa vida, pois nós amamos e somos filhos de Deus, Aleluia. Somos bem aventurados por isso!!!
ResponderExcluir