24 de agosto de 2011

O que se perde seguindo Jesus? -

? -


Confesso que algumas vezes já pensei nessas perguntas: o que se perde seguindo a Jesus? Será que está valendo a pena? Meu lugar é mesmo na igreja? E creio que não somente eu tenho tais dúvidas, mas muitos de nós.

Um grupo em particular, creio eu, já passou e está passando por dificuldades levemente semelhantes às nossas: a Igreja Perseguida. Quero mencionar aqui a chamada Janela 10/40, uma extensão de terra que compreende cerca de 1/3 do território do planeta e engloba 2/3 da população mundial.

Na Janela 10/40 o cristianismo é extremamente reprimido. As principais religiões encontradas lá são Budismo, Islamismo e Hinduísmo. Os cristãos são perseguidos por sua fé em âmbito espiritual, físico e moral. Recentemente uma menina de 12 anos de idade perdeu os movimentos das pernas por não ter negado a Cristo. Será que ela se indagou “isso está valendo a pena?”, “esse é o meu lugar?”, “porque Deus ME escolheu?”, ou ainda “o que eu perco seguindo a Jesus?”, será?

Quem sabe já perguntaram a nós se somos cristãos. Quem sabe nós respondemos que não. Quem sabe o seu discurso seja assim: “eu sei que Deus está no meu coração, não preciso afirmar isso para todos que me perguntam, vou ser motivo de gozação”. Cuidado! Em 1 João 2:23 está escrito “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai”.

Diante da fé perceptível que aquela menina demonstrou, a dor de não ter os movimentos das pernas seria tremendamente menor do que a dor de não ter o Pai.
“Não ter o Pai”. Esta afirmação é forte. Sem Deus! Você já se imaginou sem Ele? Eu já: minha vida sem Deus seria um depósito de pecados monstruosos acumulados de uma vivência errônea inteira, fardos pesados, culpas tremendas, superficialidade, solidão. “O que eu perco seguindo a Jesus?”

Esta pergunta esta ERRADA. Eu não perco nada seguindo a Jesus, você não perde nada, muito pelo contrario: nós ganhamos o Pai! Recebemos uma vida com Deus! Dificuldades, dúvidas e incertezas virão? Sim mas com a ajuda dEle serão superados. A formulação CORRETA da pergunta é: “O que eu perco não seguindo a Jesus?” Estou cursando um seminário teológico que dura um ano. Um ano longe de casa, longe da comunidade, longe dos amigos e pra piorar fica numa cidade de interior: completamente o oposto do que eu vivia em 2010. Então, por que eu? Porque Deus ME escolheu dentre tantas pessoas?

Talvez você não esteja numa situação como a minha. Talvez você esteja pensando assim em relação à sua vida de fé, ao seu ministério, à sua família, ao seu colégio ou trabalho. Talvez você pode estar fazendo tudo sozinho, ou sendo “zuado” por ser “careta”.


Seguir a Jesus VALE A PENA. Deus quer te usar bem aí onde você se encontra. Ele TE escolheu porque você éúnico! “O que estou perdendo não seguindo a Jesus?” Leia essa pergunta novamente e pense na resposta. Pare de murmurar, agradeça a Deus por todas as bênçãos que Ele tem proporcionado e peça perdão por, muitas vezes, não reconhecer e desfrutar das mesmas.

Termino o texto com um versículo muito forte, de encorajamento a todos nós: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9).

Texto inspirado na pregação do dia 13/08, na Juventude Evangélica Apóstolo Pedro em Jaraguá do Sul, SC.


Por Felipe Henrique


Um comentário:

  1. Benção de Mais!!! Grande verdade, Jamais perdemos nada em seguir esse tão maravilhoso Jesus. Mesmo com perseguições, adversidades, provas e mais provas, sabemos que todas essas coisas cooperam para a nossa vida, pois nós amamos e somos filhos de Deus, Aleluia. Somos bem aventurados por isso!!!

    ResponderExcluir