14 de novembro de 2011

APRENDENDO COM OS ERROS - Adão e Eva


         Olá irmãos(as), nossa igreja está realizando uma campanha chamada: Família Vitoriosa, e tem sido uma benção por isso quero compartilhar com você os temas que temos tratado, vamos ao tema de hoje.



Salmos 19:12 - Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber.


Ao ler o livro de Gênesis, encontramos logo no inicio um casal que tinha todos os motivos para ser feliz, eles estavam em lua de mel no paraíso, não havia ambição, tomavam conta de tudo, eram dominadores e desfrutavam da benção de Deus: 

Genesis 1:27-28 – Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: —Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

Tudo ia muito bem, este casamento começava como todos, cheio de expectativas e potencial para dar certo, mas como todo casamento, começou bem, e foi bem até... um começar a descobrir os erros do outro.

PORQUE O CASAMENTO DE ADÃO E EVA ENTROU EM CRISE? QUAL FOI O ERRO DE ADÃO?

Amigos(as) essa é minha opinião baseada no texto bíblico, eu acredito que o grande erro de Adão foi a falta de sacerdócio, se analisarmos o texto veremos que a ordem de Deus para não comer a fruta não foi para Eva, e sim para Adão, a responsabilidade de instruir segundo os preceitos de Deus era de Adão ele deveria ter explicado a Eva sobre as consequências assim como Deus fez com ele:

Gênesis 2:16-17 -       E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem:  - Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

Não posso deixar de frisar que até hoje este tem sido o grande erro dos maridos.

CARACTERÍSTICAS DE UM SACERDOTE DO LAR
Genesis 18:19 - Eu o escolhi para que ele mande que os seus filhos e os seus descendentes obedeçam aos meus ensinamentos e façam o que é correto e justo. Se eles obedecerem, farei por Abraão tudo o que prometi.

1. ENSINAR A PALAVRA DE DEUS, INSTRUIR, ANIMAR, EDIFICAR, REPREENDER E CORRIGIR: Ensinar com o exemplo e cheio de amor.  Provérbios 22:6 - Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

2. INTERCEDER DIANTE DE DEUS PELO LAR: Jó 1:4-5 - E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
3. SER O PROVEDOR DO SUSTENTO FAMILIAR:  Gênesis 3:17-19 - E para Adão Deus disse o seguinte: —Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.


4. SER O PROVEDOR DE AFETO, CARINHO E AMOR, SUA ESPOSA E FILHOS PRECISAM SABER QUE SÃO AMADOS: Efésios 5:25 - Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.


5. AMPARAR, CUIDAR E PROTEGER A FAMÍLIA, COMO SE CUIDASSE DE SI MESMO: Efésios 5:29 - Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja.


6. ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE DISCIPLINAR OS FILHOS:
1 Samuel 3:12-13 - Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar.


Hebreus 12:7-9 - Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai? Se vocês não são corrigidos como acontece com todos os filhos de Deus, então não são filhos de verdade, mas filhos ilegítimos. No caso dos nossos pais humanos, eles nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Então devemos obedecer muito mais ainda ao nosso Pai celestial e assim viveremos.


7. TER O PAPEL PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DOS FILHOS HOMENS:
àAfirmar os valores de sua masculinidade.
à Ensinar-lhes habilidades e trabalhos manuais.
à Iniciá-los nos negócios.
à Praticar esportes.
à Dar educação sexual, etc.

8. SER PROFETA PARA A FAMÍLIA:  Falar da parte de Deus para a sua casa. Você não necessita ser um pregador para ministrar sua família. Fale com Deus sobre suas necessidades.

9. SER FIEL A DEUS, A SUA ESPOSA E FILHOS: Quando o homem deixa de ser fiel a esposa comete infidelidade contra Deus, pois diante de Deus ele prometeu ser fiel.

10. SUPRIR AS CARÊNCIAS DE SUA MULHER: Emocionais e físicas.

HOMENS: SERÁ QUE TEMOS CUMPRIDO  O CHAMADO DE DEUS?  Deus nos chamou e nos deu a função de sacerdotes do lar, devemos honrá-lo cumprindo nossa função com excelência.
Autor: Pr. Junior Meireles - Facebook: Clique aqui - Twitter: Clique aqui - Blog: Clique aqui

Um comentário: